domingo, 21 de setembro de 2008

EXERCÍCIOS AERÓBIOS

Para realizarmos qualquer tipo de atividade precisamos de energia, principalmente nos exercícios. No nosso corpo a principal e imediata fonte de energia utilizada chama-se ATP (adenosina tri fosfato). Portanto, quando iniciamos uma atividade estamos utilizando ATP. Para que possamos dar continuidade ao exercício precisamos obter mais ATP e isso se dá a partir de uma cadeia de reações químicas chamada "Ciclo de Krebs". Esse ciclo é desencadeado basicamente nos exercício de longa duração e intensidade baixa ou moderada. Para tal, é necessária a presença de O2, caracterizando o exercício aeróbio.
As formas mais conhecidas de exercícios aeróbios são a caminhada, a corrida, a natação e o ciclismo. Estas atividades nos trazem inúmeros benefícios para a saúde:
- Aumenta a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue;
- Melhora o funcionamento e eficiência do coração e dos aparelhos circulatório e respiratório;
- Ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, tais como, a doença coronária e aterosclerose;
- Contribui para a eliminação das gorduras e conseqüentemente para a modificação da composição corporal;
- Contribui para a melhoria dos valores de colesterol.

Como determinar a intensidade do exercício?

De acordo com as orientações do ACSM (American College of Sports Medicine), um adulto saudável pode, durante o exercício aeróbio, manter uma freqüência cardíaca (batimentos do coração por minuto) entre 60% e 85% da sua freqüência cardíaca máxima (Fc max.). Para calcular a Fc máx. devemos utilizar uma cálculo bem simples: Fc máx.= 220 - idade.
Iniciantes devem permanecer com freqüências cardíacas mais baixas, em torno de 60% da Fc máx., e na medida em que forem melhorando seu condicionamento, esta freqüência pode chegar até 85%. Portanto, não perca tempo e inicie seus exercícios aeróbios já.
Dúvidas ou sugestões pelo e-mail: sprintacademia@hotmail.com

Nenhum comentário: