domingo, 31 de agosto de 2008

Será que podemos confiar na balança?

Nem sempre. Às vezes podemos estar pesando menos e estar mais gordo, ou pesando mais e estar mais magro.
Se estiver se exercitando, principalmente em exercícios com sobrecarga, você pode perder gordura e ganhar massa muscular e, assim, o ponteiro da balança se mexe pouco ou nada, apesar de ter diminuído suas medidas.
Ao parar com os exercícios físicos, há risco de perder massa muscular e ganhar gordura, ou seja, você aumenta seu manequim e seu peso quase não se altera.
Outro fator importante é o horário da pesagem, quem se pesa após o treino terá a falsa impressão de emagrecimento, por causa da perda de líquidos. O contrário acontece com as mulheres no período pré-menstrual: a retenção líquida causada por este ciclo pode “engordá-la” em até 2 quilos.
Para checar seu progresso com clareza, o melhor é fazer uma avaliação corporal, que aponta o peso ósseo, de gordura e de massa muscular.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante Danielll. Este é um daqueles tópicos que nos faz pensar, refletir mais sobre o que estamos fazendo com nosso templo sagrado, nosso corpo. Parabéns! Estamos adorando o blog. Aqui em casa, todos estamos curtindo muito os assuntos postados... não ficamos um único dia sem dar uma "espiadinha". Que legal!

Unknown disse...

Achei muito interessante e didático este tópico. Parabéns continue assim instruindo os destruidos. Que beleza!